Docentes

      Neste espaço serão postadas trabalhos e textos produzidos pelos professores bem como sugestões criativas para trabalhar em sala de aula.

VOLTA AS AULAS


PARTE1 - DINÂMICAS
Gif escolar

1
Viver a Vida
A ponta do mistério

Pode ser ruim pensar apenas no presente
Pode ser pouco inconsequente
Não se programar pra preparar um bom futuro
Pode ser um tiro no escuro
Pode ser também que a gente morra de repente
Pode ser um tanto deprimente
Não aproveitar os dias adiando a vida
Pode ser um tiro suicida
Deve ser tão bom levar a vida livremente
Deve ser bastante diferente
Não se acomodar, seguir em frente nessa estrada
Deve ser um tiro de largada.

(Gabriel o Pensador, poeta e cantor brasileiro)
Para conversar:

     Esta poesia é um convite para a gente pensar sobre como viver a vida.
     É possível construir um estilo de vida que nos ajude a viver bem? O que ajuda e o que não ajuda nesta tarefa?
- Trabalhar em grupo, com o objetivo de integração e reflexão do tema.
- Cada grupo conversa sobre a poesia e resume sua ideia de viver bem, em quatro frases (duas para cada questão); as escreve em quatro tiras de papel e coloca cada uma dentro de um balão da mesma cor. Enchem-se os balões que ao som de uma música são atirados para cima. Todos se esforçam para mantê-los no ar. Ao parar a música, cada grupo pega quatro balões de cor diferente dos seus, estoura, lê cada frase e a fixa em um painel de isopor. Se desejar, pode comentá-la. Faz-se a leitura final e finaliza-se com uma salva de palmas para o trabalho dos grupos.

2
Perca tempo
Utilize a poesia de Quintana para fazer uma encenação sobre esse tempo que estamos vivendo: situações de quem vive com pressa e escravo do relógio; de quem vive “matando” o tempo; de quem perde as oportunidades recebidas por não conseguir administrar o tempo que tem; de quem aprendeu a discernir prioridades e viver bem.

O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

(Mário Quintana, poeta brasileiro)
3
Faça sua parte
Forme grupos para discutir as dicas do "Movimento Todos Pela Educação" para os estudantes. Cada grupo discute três ou quatro dicas e depois apresenta para os demais as principais ideias debatidas. Pode-se propor que cada um apresente em forma de rap ou outro estilo musical.

Veja cada dica mais detalhada no site: http://www.todospelaeducacao.com.br/

1 - Acredite em você
2 - Assuma a responsabilidade de ser estudante
3 - Não abra mão de seu direito de aprender
4 - Leia muito
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu direito a uma educação de qualidade
10 - Respeite a equipe da sua escola
11 - Apoie a integração entre escola e comunidade
12 - Fique de olho nos políticos
13 - Lembre-se da educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na educação
16 - Apoie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a educação no Brasil

4
Cartões Postais
Objetivos: quebrar gelo” e integrar os participantes do grupo.

Descrição: o animador fixa cartões postais numerados num lugar visível ao grupo.

Convida os presentes a observarem em silêncio os postais, escolhendo cada qual o que mais lhe agrada e também aquele de que menos gosta. Cada um escreve em uma folha o porquê da escolha.

Formam-se pequenos grupos para conversar sobre suas escolhas.
No plenário, cada grupo comenta sua escolha; em primeiro lugar, indicam os postais que não lhes agradaram e, a seguir, aqueles dos quais mais gostaram.

Avaliação:
- O que descobrimos acerca dos demais, através desse exercício?
- Como nos sentimos?
5
Escravos de Jó
Objetivos: integrar o grupo para trabalhar em sintonia.

Descrição: sentados em círculo, cada um com uma caixa de fósforos na mão, cantar a cantiga Escravos de Jó, passando a caixa de fósforos para o colega da direita, de forma ritmada, de modo que nenhuma caixa fique parada. Quando chegar no refrão, movimentar a caixa pra direita, pra esquerda e pra direita, sem perder o ritmo.

Avaliação:
- O que descobrimos com esta brincadeira?
- Que exercícios foram necessários?
6
Balão dos sonhos
Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.

Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.

Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.

7
Quem sou eu?
Finalidade: apresentação socializada em grupo de participantes que não se conhecem.

Característica: autoconhecimento, descobertas, memória.

Material: cartolinas, hidrocor, fita adesiva.

Descrição:

1. Cada um escreve num círculo de cartolina, nome, signo do zodíaco e duas características marcantes que acha que os outros lhe atribuem.
2. Em seguida, escolhe-se no grupo um parceiro para conversar. A dupla então troca informações pessoais, aprofundando o conhecimento mútuo.
3. Ao comando do educador (coordenador), forma-se um círculo onde um apresenta o outro. As cartolinas com as informações pessoais são mostradas ao grupo.

Comentários:

1. As cartolinas podem ficar expostas durante o encontro, criando um ambiente de intimidade.
2. Uma conversar posterior sobre o que ocorreu pode possibilitar uma discussão sobre o grupo, seus limites e barreiras pessoais.


Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.

8
História coletiva
Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.

Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.

Descrição:

1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.

Comentários:

O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.


Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.
PARTE 2 - MENSAGENS
Gif escolar
Mensagem ao estudante “Através de você, cada dia renasce a esperança de dias melhores. Hoje, especialmente, cremos que você é capaz de transformar a realidade através das suas atitudes. Você tem muitos sonhos. O saber mostra o caminho da realização.”
(Maria de Fátima M. Baumgärtner)


* O homem não é nada em si mesmo. É somente uma oportunidade infinita. Mas é o responsável infinito desta oportunidade.
(Sérgio Machado)


* Fazer o melhor significa esforçar-se para, por onde se passa, deixar marcas de alegria e de otimismo, sempre com o espírito de solidariedade e de compreensão. (Fr. Venildo Trevizan - Campo Grande, MS)

Dicas para tornar mais produtivo o seu estudo

- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.
- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas.
- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para lém da escola, por conta própria.
- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.
- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.

Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)

PARTE 3 - MÚSICAS

As músicas (abaixo) falam de sonhos, da utopia que não podemos perder, do compromisso de viver esta vida com sentido, com amor, com amizade, com desejo de mudar o mundo, tão necessário pra gente não perder o rumo.
     Ouvir, cantar e conversar sobre as letras pode render bons debates que, às vezes, convencem mais que mil discursos.
     Distribua a letra, cante, proponha reflexões individuais e em grupos, paródias, encenações etc. No site: http://www.cante.com.br/ pode-se adaptar paródias elaboradas em grupo e aprender conteúdos de aula com criatividade e animação:
O Caderno -Toquinho, Eu Quero Sol -Fernanda Abreu, Nova Ordem - Chimarruts, Comida -Titãs, Coração Civil - Milton Nascimento e Preserve - Ultramen.

PARTE 4 - POESIAS E POEMAS EDUCATIVOS
Gif escolar

de Gilberto Fernandes Teixeira
Pirapora - MG - por correio eletrônico
de Daniel Rosa da Silva
Americana - SP - por correio eletrônico
de Alexandrino Pereira Neto
São José do Egito - PE - por correio eletrônico
de Gerardo Lima
por correio eletrônico
de Joyce da Silva Nunes
Osasco - SP - por correio eletrônico
de Maria de Fátima Lúcia Santana
Itarema - CE - por correio eletrônico
de Maria de Fátima Lúcia Santana
Itarema - CE - por correio eletrônico
de Deliana Costa Pimentel
Iuiu - BA - por correio eletrônico
de Elmo Nunes
Buritizal-Poranga - CE - por correio eletrônico
de Silvia C. Martins Trevisani
Campinas - SP - por correio eletrônico
de Jorge Luis Diniz Costa
São Vicente Férrer - MA - por correio eletrônico
de José Damião Limeira
Porto Alegre - RS - por correio eletrônico
de Maria de Jesus Silva Amorim
MA - por correio eletrônico
de Tatiane da Silva Santos
Santarém - PA - por correio eletrônico
de Odete Freire de Souza
Cândido Sales - BA - por correio eletrônico
de Geovane Pereira de Souza
Santana - BA - por correio eletrônico
de Cláudia dos Santos Gomes
Feira de Santana - BA - por correio eletrônico
de José Marcondes Alves de Santana
Goiânia - GO - por correio eletrônico
de Ibeane Campos Moreira
Nova Brasília - BA - por correio eletrônico
de Nilma da Silva Sodre
MA - por correio eletrônico
de Fábio Ferreira Nascimento
Itarantim - BA - por correio eletrônico
de Genivaldo Pereira dos Santos
Floresta Azul - BA - por correio eletrônico
de Clara Regina Agostini OliveiraPatrocínio do Murié - MG - por correio eletrônico
de Moacir Borges
Tudo depende de mim
de Charles Chaplin
A Escola
de Paulo Freire
A hora é agora...
de José Dourado
por correio eletrônico
Pais e Escola
de Elenice A. Franzmann
Farroupilha, RS - por correio eletrônico
Caminho
de Jonas Rossato
Bento Gonçalves, RS - por correio eletrônico
O Estudante
de Glediana Lima
Ererê, CE - por correio eletrônico
Estudante
de Prof. Eduardo Neto
por correio eletrônico
Estudante: Indagador... que questiona
de Genivaldo Pereira dos Santos
Floresta Azul - BA - por correio eletrônico
Ao estudante com Carinho
de Genivaldo Pereira dos Santos
Floresta Azul - BA - por correio eletrônico
Estudante!
de Maria de Fátima Lúcia Santana
Itarema - CE - por correio eletrônico
Estudante
de Patricia Bugni
São Paulo - SP - por correio eletrônico
Nossa Escola
de Ellen Janete Schmitt
Jaraguá do Sul - SC - por correio eletrônico
Ser Estudante
de Fábio Russo
Itarantim - BA - por correio eletrônico
Sede dinâmico
de Nivaldo Francisco Neves
Valinhos - SP - por correio eletrônico
Minha Escola
de Maria de Jesus Silva Amorim
Viana - MA - por correio eletrônico
Posso um dia ser Doutor, pois hoje sou Estudante
de Maria de Lourdes Oliveira Rebouças
Mossoró - RN - por correio eletrônico
Escola tem Rima?
de Carlos Magno Paz Nogueira
Riacho de Santana - BA - por correio eletrônico
Sala de Aula
de Profa. Amália Tardelli
Guarujá - SP - por correio eletrônico
Alma Estudantil
de Márcio Alessandro de Melo
Cupira - PE - por correio eletrônico
Estudante
de Profa. Renilde Cavalcante Alves
João Pessoa - PB - por carta

PARTE 4 - ARTE


Gif escolar
Murais de Volta as Aulas e Bem Vindos:





Ótimo para dar aos alunos no primeiro dia de aula!!!!


Ideal para o depósito dos alunos da Ed. Infantil ou 1º ano.
Murais Aniversariante:




Detalhes que fazem toda a diferença:



Gif escolar

 NATAL ESTÁ CHEGANDO!!!!!!!
      Nós paraenses sabemos que após as comemorações do Círio começamos a nos preparar para o Natal. Principalmente os professores que precisam pensar começar a organizar os preparativos para a festinha dos alunos desde o mês de Novembro.
     Aqui estão algumas sugestões para que você prepare junto com seus alunos o final de ano que todos estão aguardando. Esperamos ter ajudado:




Papai Noel que pode ser usado para diversos fins.

 Modelo de bols de Natal para atividades de artes:

Sacolinhas para brindes:
Papai Noel de garrafa PET de 600ml:

Enfeites com o molde das mãos dos alunos:

Presépio para colorir e montar:

Boneco de neve feito de pratinhos descartáveis:

Papai Noel com cilindro de papel higiênico:



HINO NACIONAL ILUSTRADO

Aqui está uma sugestão para se trabalhar com o Hino Nacional usando a letra da música associada a imagens: https://docs.google.com/document/d/1JoI1tvCmbsee8XI_NtFbLRWkmmU4DqJeJ9ujRm9QXXs/edit?hl=pt_BR&authkey=CMLv0aUK .Acesse o link!!!!
Iniciar um novo ano de aulas é um acontecimento singular não só para os alunos como para os professores também. É uma mix de expectativas, ansiedade, preocupação... É reencontro com velhos amigos de trabalho, a descoberta de novas amizades, de novos desafios e encarar novos e velhos desafios das escolas. É criar mais, estudar mais, doar-se mais renovando várias promessas  que nos fizemos ainda na faculdade quando ainda tínhamos em mente que o trabalho de sala de aula era tão simples quanto contavam os livros.
       Pois aqui propomos alguns subsídios com a intenção de contribuir e fazer da volta às aulas um ato de entusiasmo, com educadores acreditando em seus projetos e estudantes renovando a fé em um futuro promissor que só a escola oportuniza.