Atualidade

Bullying, uma prática observada nas escolas públicas



A escola tem o papel de mediar conhecimentos científicos e práticos. Nela também, devem-se embasar a importância do respeito, da amizade e do companheirismo – valores estes, que atualmente não são praticados pela maioria das famílias e nem no coletivo do ambiente escolar. O cotidiano de muitas escolas tem sido marcado por um fenômeno, que se caracteriza pelo desrespeito, intolerância, exclusão e perseguição aos considerados diferentes, o chamado bullying. Como resultado desse fenômeno, tem-se prejuízos na aprendizagem, na saúde física e mental de muitos educandos, vítimas desse tipo de violência.

Hoje, o processo de violência vem ultrapassando fronteiras e se torna cada vez mais maleável, frágil e difícil de ser definido, muitas vezes se confundindo e se inter-relacionando com agressão e indisciplina, quando se manifesta no cotidiano escolar. O que se percebe é que a grande maioria dos profissionais da Educação não sabe tratar e distinguir os alunos agressivos dos indisciplinados e violentos, fazendo diagnósticos falhos e sem precedentes, por isso, a importância de se refletir sobre um assunto tão pouco estudado: o bullying na escola. O bullying escolar, ou violência entre pares, é um fenômeno tão antigo quanto prejudicial, que pode deixar marcas profundas na vida de um educando
Pais, alunos e professores devem denunciar os casos de bullying, só através da denúncia poderemos exterminá-lo da nossa escola.