A páscoa está chegando e muitos professores e alunos acabam preocupados demais com brindes, chocolates e feriados esquecendo-se de sentir e vivênciar a páscoa em seus corações, por isso, a escola Gregório não poderia deixar de disponibiizar em seu blog informações sobre esta data tão comemorada e pouco vivência.

A ORIGEM DA PÁSCOA
A páscoa é uma data comemorativa muito importante no calendário, principalmente no contexto religioso. Ela representa a ressurreição de Cristo e sugere uma oportunidade de renascimento, renovação e prosperidade. Nessa ocasião as pessoas se reúnem para trocar chocolates ou compartilhar uma refeição. Todos os elementos característicos da páscoa são simbólicos, ou seja, possuem um significado cultural.
A palavra Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
A data da páscoa é marcada, a cada ano, de acordo com a primeira lua cheia da primavera européia, que começa em 21 de março. O domingo, seguinte a essa lua cheia, é o de Páscoa, 40 dias antes, a quarta-feira de Cinzas.
OS SIMBOLOSDA PÁSCOA
ovoO ovo no início de galinha era cozido, pintado e trocado entre amigos na à antiga Pérsia, chamando a regeneração da vida ao final do inverno.
Para os persas havia caído um ovo gigante na terra, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Nas culturas pagãs ele significa começo de vida, já os chineses entregavam ovos coloridos entre os amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
No século XIX esses ovos de galinha foram substituídos por ovos de chocolate devido à proibição do consumo de carne animal por alguns cristãos no período da quaresma. Passou a ser moda utilizar chocolate para fazer réplicas perfeitas de objetos. Fabricantes italianos tiveram a idéia de fazer esses ovos de chocolate, recheados com bombons, virando símbolo da Páscoa. O ovo de chocolate chegou ao Brasil em 1920, ou seja, há 91 anos.
COELHOO coelho vem da Alsácia, este animal tem uma grande facilidade de fecundar, diante disso ele se tornou o símbolo mais popular na Páscoa. O coelho simboliza a Igreja, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
Costuma ser o prato principal das refeições da semana santa. O animal relembra a trajetória de Jesus Cristo até o grande dia da sua ressurreição.
CORDEIROO cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.
CÍRIO PASCALO cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.
GIRASSOLO girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
PÃO E VINHO
O pão e o vinho, principalmente na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
COLOMBA PASCAL
O bolo em forma de “pomba da paz” significa a vinda do Espírito Santo. Diz à lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei Lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
SINOO sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

0 comentários:
Postar um comentário